Novas trilhas guiam formação acadêmica de profissionais de governança
IBGC estrutura cursos em trilhas de conselheiro, empresa familiar e governança
O IBGC criou três trilhas de formação acadêmica que contemplam toda estrutura de conhecimento do instituto. São elas: conselheiro, empresa familiar e governança. A nova organização ajuda o profissional a identificar o caminho que está seguindo dentro da governança, assim como orienta o tipo de conhecimento ou qualificação que será necessário para sua carreira. “A trilha mostra onde se pode chegar e quais cursos ou certificações que o profissional precisa agregar aos seus conhecimentos para atingir seus objetivos ou superar novos desafios”, explica Rodrigo Trentin, gerente de educação corporativa do IBGC.
Os cursos foram organizados para se adaptar ao conceito de educação continuada. “O profissional precisa de ‘pílulas´ de conhecimento ao longo de toda carreira”, avalia Trentin. Dentro da estrutura de trilhas, o IBGC consegue oferecer cursos específicos, de forma rápida e dinâmica, com temas sempre atualizados com as necessidades do mercado.
Trilha da empresa familiar
A trilha de empresa familiar tem quatro cursos. A jornada começa com a introdução da Governança Corporativa em Empresas Familiares, trazendo os principais fundamentos de governança. O caminho segue para Governança Familiar e passa para Sucessão da Gestão e do Patrimônio, sendo este o mais específico. “Todos os outros cursos passam, em algum momento, por sucessão. Porém esse é voltado apenas para sucessão da gestão e do patrimônio, mostrando em qual momento se deve fazer esses processos”, diz Livia Freitas, coordenadora acadêmica do IBGC. O quarto e último já é o conhecido curso de Formação em Governança para Acionistas de Empresas Familiares. Treinamento com 64 horas de duração, voltado para herdeiros (que estão ou não na gestão) e para acionistas de empresas familiares. “O curso capacita esses dois públicos para exercer melhor seu papel dentro da empresa de controle familiar, sempre visando a longevidade dessas organizações”, diz Livia.
A trilha familiar ainda tem dois fóruns: Exclusivo para Empresas Familiares, tradicional dentro do IBGC, e o Fórum de Governança para a Futura Geração Empresária, novato da trilha.
Trilha do conselheiro
A trilha do conselheiro inicia-se com o renomado Curso para Conselheiros de Administração, voltado para quem está iniciando a carreira neste segmento ou quer fazer transição da carreira executiva. A etapa seguinte é a Certificação para Conselheiro de Administração do IBGC. A manutenção da certificação exige atualização constante dos conselheiros. “O profissional precisa estar sempre atualizado com o que há de mais recente em governança e em conselhos de administração”, informa Trentin. Para complementar a formação, o Instituto oferece módulos de competência. São cursos sobre Gestão de Riscos, Compliance, Estratégias e Controles. No final da trilha, há o curso avançado para Conselheiros Experientes, em que são aprofundadas discussões atuais dos colegiados. São abordados, principalmente, aspectos comportamentais e de relacionamento.
Para os conselheiros com experiência, o IBGC oferece a Certificação CCIe por meio de comprovação de experiência ou por avaliação. “É um diferencial no currículo do conselheiro”, avalia Trentin. Ainda, este ano será realizado o chamado Board Talks, uma série de eventos nos quais serão convidados profissionais com bagagem em conselhos de administração para discutir temas atuais e que tem influenciado a gestão dentro dos conselhos. A trilha conta ainda com um Fórum Exclusivo de Presidentes de Conselho de Administração de Empresas Listadas.
Trilha da governança
A trilha de governança abrange um público de diferentes profissionais. Ela foi segmentada de acordo com a área de atuação: alta gestão e RI (relações com investidores); secretário de governança; profissionais de risco, compliance, conselho fiscal, comitê de auditoria e jurídico. Em todas essas áreas o curso introdutório é o de Melhores Práticas de Governança Corporativa. A próxima etapa é o Desenvolvimento em Governança Corporativa, que capacita o executivo no relacionamento com os demais agentes de governança.
A alta gestão e RI seguem cursos mais técnicos: Compliance e Governança: da conformidade legal à integridade corporativa, Gestão de Riscos e Monitoramento de Desempenho. Foi criado o treinamento para Apresentações ao Conselho de Administração, que além de abordar a apresentação, também conta sobre storytelling e oratória. Para os profissionais de secretaria de governança é oferecido o curso de mesmo nome e também um avançado sobre o tema. “No curso avançado falamos sobre mediação e abordamos aspectos comportamentais” diz Livia. Para os profissionais da área jurídica é oferecido o curso Riscos e Compliance Avançado.
A novidade deste ano é o curso Master em Controle, de longa duração, voltado para profissionais que atuam na área de controle (gestão de riscos, compliance, auditoria, conselho fiscal e comitê de auditoria), com enfoque em governança. Também em 2019 será lançado o programa de Certificação de Comitê de Auditoria, nos mesmos moldes do certificado de conselheiro.
Informações sobre as novas trilhas de cursos do IBGC foram apresentadas em um Webinar, realizado no dia 31 de janeiro. O vídeo de apresentação pode ser acessado no link:
https://vimeo.com/314785423