Capítulo Rio Grande do Sul promove 4º Seminário de Governança Corporativa
Cerca de 300 pessoas participaram de discussões sobre impacto da inovação nos conselhos e governança nas empresas familiares
O IBGC Capitulo Rio Grande do Sul promoveu, em parceria com a Amcham Brasil Porto Alegre, no dia 23 de novembro, o 4º Seminário de Governança Corporativa. Quase 300 participantes acompanharam as discussões sobre os desafios impostos pela nova economia e pela inovação e seus impactos sobre os conselhos de administração. A dinâmica da governança nas empresas familiares e a importância de conselheiros independentes também estiveram em debate. “O feedback que recebemos é de que o seminário superou as expectativas tanto pela profundidade das discussões quanto pela qualidade dos palestrantes”, conta Leonardo Wengrover, coordenador geral do IBGC Capítulo Rio Grande do Sul.
Entre os palestrantes estavam Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza; Jorge Gerdau Johannpeter, membro do grupo de controle da Gerdau; Nelson Sirotsky, presidente da Maromar Investimentos e membro do conselho de administração do Grupo RBS; Cassio Casseb, conselheiro de administração; Cristiano Kruel, head of innovation da StartSe; Luiz Carlos Cabrera, sócio fundador da Panelli Motta Cabrera; Fernando Carneiro, líder das práticas de conselho de administração e sucessão de CEOS na SpencerStuart Brasil, entre outros. Segundo Wengrover, o seminário cumpriu a tarefa de difundir a governança corporativa na região por meio de discussões plurais capitaneadas por diferentes agentes de governança.
Os coordenadores dos fóruns do IBGC Capítulo Rio Grande do Sul – empresas de capital fechado, governança na família empresária, conselheiros independentes, desenvolvimento de mulheres para conselhos e fórum acadêmico – apresentaram as atividades desenvolvidas. O projeto demonstra a importância do engajamento dos associados do Instituto, especialmente na produção de conteúdo. “Foi possível mostrar ao público que orbita o ecossistema de governança a força e a pujança das atividades do IBGC”, avalia Wengrover.
A abertura do seminário teve apresentação da Orquestra Villa-Lobos, projeto social, artístico e pedagógico voltado para jovens do bairro Lomba do Pinheiro.