top of page

Secretaria de governança é tema de palestra no IBGC

“A secretaria de governança funciona como um óleo que garante que as engrenagens da governança funcionem bem”, define Daniel Pareto, membro da comissão de Secretaria de Governança do IBGC e responsável pela área societária no jurídico do Banco Santander onde, entre outras atribuições, é o secretário de governança do conselho. Ele participou da palestra sobre a Importância da qualificação da gestão para uma melhor comunicação com o conselho de administração, realizada no dia 20/02, na sede do IBGC. Pareto também secretariou os conselhos da SulAmérica e da Companhia de Gás do Rio de Janeiro – CEG.

Durante o evento, a superintendente de Desenvolvimento do IBGC, Adriane de Almeida, apresentou o programa do curso Desenvolvimento em Governança Corporativa. O conteúdo é voltado para profissionais da gestão que têm relação com o conselho, como os secretários de governança, os executivos c-level, responsáveis pelas funções de compliance, ou prestadores de serviço que têm relação com a governança, como consultores e auditores externos. “Esse programa visa explicar para a gestão os conceitos mais relevantes de governança corporativa”, disse Adriane.

Estão previstas três edições do curso em 2018. A edição que começa em 14 de março está com inscrições abertas.

Leia a entrevista que Daniel Pareto concedeu ao IBGC em Foco após o evento, sobre como é a função de secretariar um conselho de administração:

IBGC em Foco: Quais são as principais funções de um secretário de governança?

Essencialmente o que o secretário faz é nivelar e equilibrar a expectativa do conselho e aquilo que é possível ser extraído da diretoria. Adicionalmente, é responsável por manter um fluxo constante, transparente e amigável de comunicação entre os dois grupos. Tanto auxiliando o conselho na busca pela informação como auxiliando a diretoria na composição dos relatórios que são encaminhados para o conselho.

IBGC em Foco: Existe uma diferença no modelo de atuação da secretaria de governança no Brasil e nos Estados Unidos. Como é essa diferença?

A forma como a governança das empresas está estruturada no Brasil, que é um pouco mais parecida com o modelo europeu, dão ao secretário um papel menos de organizador da dinâmica das reuniões e mais de discussão estratégia com o conselho, em especial no apoio ao presidente do board na construção da agenda de temas do colegiado.

IBGC em Foco: É também função do secretário de governança garantir as atas e que todas as regras sejam seguidas, até para evitar que os conselheiros tenham problemas legais no futuro?

Sim, é tão relevante quanto a atuação nas questões estratégicas. Mas não é o papel primordial. Esse é um papel operacional que precisa ser realizado. Em uma ponta, o secretário atua como guardião das atas e dos registros do que aconteceu, e na outra, como um apoio ao presidente do conselho de administração na discussão da estratégia.

IBGC em Foco: E como é a relação do secretário com a gestão, a diretoria, da empresa?

O secretário tem que conseguir transitar com liberdade na diretoria, sem nunca agir como um fiscal ou como alguém que está inquirindo em nome do conselho. Ele deve sempre ser um parceiro para encontrar soluções, buscando achar as melhores formas para compartilhar as informações com o conselho visando sempre construir um resultado positivo para a companhia.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page