IBGC realiza programa avançado para acionistas de empresas familiares em Boston
Entre os dais 12 e 16 de novembro, aconteceu a primeira edição do Programa Avançado de Governança para Acionistas de Empresas Familiares, em Boston (EUA). O curso foi uma iniciativa do IBGC em parceria com a PwC e o Cambridge Family Enterprise Group, fundado e presidido por John Davis, renomado estudioso em governança familiar.
Adriane de Almeida, superintendente de Desenvolvimento do IBGC, avaliou positivamente o treinamento. “Os temas tratados ali complementaram o que costumamos tratar nos cursos aqui no Brasil”, ressaltou. A tradicional forma de analisar as famílias empresárias com base em três dimensões – empresa, família e propriedade, segundo Adriane, foi abordada de maneira mais dinâmica, menos estática, e com mais atenção aos pontos de intersecção entre essas dimensões.
Durante o período em Boston, os alunos tiveram contato também como assuntos presentes nas ementas dos treinamentos do IBGC, como a questão da filantropia. Salvatore LaSpada, fundador da Alchemy Philanthropy, consultoria especializada nesse tema, tratou o tema como algo estratégico para empresa, que pode ser utilizado, inclusive, como uma ferramenta de branding .
Outros temas tratados no curso foram: psicologia da riqueza, gestão de talentos em empresas familiares, estratégias multigeracionais de patrimônio e os principais fatores de sucesso para as famílias empresárias.
Uma nova edição do programa deverá ser realizada no segundo semestre do ano que vem, entre os meses de setembro e novembro.