top of page

Capítulo Ceará se reinventa para conquistar mais associados

Relativamente novo, o Capítulo Ceará foi fundado em 2014 e, desde então, vem trabalhando para conquistar espaço em sua região. De acordo com o coordenador-geral da regional, Júlio Borges de Carvalho, o maior desafio para a filial do IBGC é cultural.

“Acompanhando a região Nordeste, o Ceará demonstrou um crescimento econômico acima da média nacional em um passado recente. E como é habitual neste tipo de movimento empresarial, as estruturas de governança e de gestão não acompanham o mesmo ritmo de desenvolvimento do core business, em geral representado pelas áreas de produção, comercial e logística”, analisou o coordenador, que continuou: “Este é um forte traço cultural do valente, mas desordenado empreendedorismo no país, que primeiro aproveita o crescimento, para depois se preocupar em ‘acertar a casa’”.

Para ajudar nesta evolução cultural, o o Capítulo Ceará estabeleceu três focos principais: serão priorizadas iniciativas que despertem a consciência sobre a importância da governança corporativa e o real aporte de valor que se pode gerar para (i) o empreendedor, que conseguiu alavancar uma empresa de sucesso, mas que agora precisará se preocupar em estabelecer processos maduros de governança para perpetuar seu negócio; (ii) os sucessores, que provavelmente estão iniciando sua carreira profissional nas empresas de seus pais; e (iii) os profissionais das áreas diretamente correlatas à governança, como auditoria, gestão de riscos, compliance, controles internos, relações com investidores, controladoria, e até mesmo gestores de recursos humanos e de planejamento estratégico, que geralmente são porta de entrada das melhores práticas de governança nas empresas.

“O mercado empresarial do Ceará não possui a mesma quantidade e variedade que o eixo Rio-São Paulo. Por isso, o Capítulo entende como primordial manter uma relação simbiótica com outras associações afins. Parcerias já estão sendo discutidas e priorizadas. A coordenação do Capítulo não vislumbra sucesso em iniciativas levadas individualmente neste primeiro momento”, explicou Carvalho.

Para 2016 foram agendados dois eventos. O Fórum sobre Ética, Transparência e Regulamentação foi realizado no último dia 31 de agosto e um segundo evento está sendo elaborado pata o mês de setembro. Os temas prioritários são gestão de riscos, ética nos negócios, a Instrução 552 da CVM e o novo relatório do auditor independente, além dos clássicos conceitos de governança corporativa.

“Também estão em fase de agendamento palestras nas principais universidades de Fortaleza, com o objetivo de semear os conceitos e boas práticas de governança desde a formação dos jovens profissionais que chegarão ao mercado no futuro próximo”, completou o coordenador-geral.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page