top of page

IBGC publica livro sobre governança corporativa e integridade empresarial

No último dia 27/11, para celebrar os seus 22 anos de fundação, o IBGC lançou o livro Governança Corporativa e Integridade Empresarial – Dilemas e Desafios, em coquetel em sua sede. O livro reúne 21 artigos escritos por profissionais com experiência em governança e trata de temas como compliance, gestão de risco, sustentabilidade e a ação de agências reguladoras.

Para Heloisa Bedicks, superintendente geral do instituto, a crise econômica, ética e política pela qual o Brasil passa exige que o IBGC esteja “cada vez mais envolvido e trabalhe para melhorar a conduta ética das organizações e dos profissionais”.

O que é integridade

Um dos organizadores do livro, Carlos Eduardo Lessa Brandão, explicou que palavra “integridade” pode ter diferentes interpretações, tais como honestidade, combate à corrupção, ética, “No entanto, na publicação, nós utilizamos esse conceito como alinhamento entre discurso e prática”, ressaltou.

Uma das preocupações dos organizadores do documento - além de Lessa Brandão, Joaquim Rubens e Sérgio Muritiba - foi evitar dar importância indevida ao compliance. “Não queríamos que parecesse que o compliance é ‘a’ solução. Acreditamos que ele é parte da solução, mas que não resolve o problema sozinho”, disse Lessa Brandão.

Para Lessa Brandão: “se você toma as suas decisões baseadas na identidade da empresa, se se preocupa com a sua integridade, a conformidade, ou seja, o compliance, vem ajudar para que esse processo de decisão seja sempre na linha que a empresa deseja.”

Joaquim Rubens, por sua vez, explicou que foi solicitado aos autores que eles “trouxessem o debate sobre ética e corrupção para a vida real, em que existem muitas áreas cinzentas”.

Os artigos foram divididos em quatro eixos. O primeiro, traz definições mais conceituais sobre integridade, compliance e gestão de risco; o segundo, concentrou os artigos com a avaliação do ambiente atual de governança corporativa; o terceiro, traz sugestões de mudança institucional e dentro das empresas; e, o último, reúne os textos com um caráter mais de depoimento de especialistas que viveram esse tema.

O livro pode ser adquirido pelo site da editora Saint Paul. Saiba mais aqui:

http://www.saintpaul.com.br/governanca-corporativa-dilemas-e-desafios-da-integridade-empresarial-compliance-ambiente-instituc-1587.aspx


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page