top of page

Liderança, diversidade e inovação tecnológica marcam os debates da 18ª edição do Congresso Anual do

Inovação, diversidade, perspectivas para o crescimento brasileiro, ética e sustentabilidade foram alguns dos temas debatidos no 18º Congresso IBGC, realizado nos dias 2 e 3 de outubro, em São Paulo. Mais de 720 pessoas participaram desse que é o maior evento sobre governança corporativa do Brasil.

"Pelo que ouvi dos participantes, os temas apresentados permitiram importantes reflexões sobre assuntos diversificados, atuais e com um perfil menos técnico, como Sistema B e Capitalismo Consciente", afirma Heloisa Bedicks, superintendente geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Foram 71 palestrantes presentes nas 20 sessões, entre eles: Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Rosalyn Taylor O’Neale, consultora e especialista em diversidade da Cook Ross; Armínio Fraga, o ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos; Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil; Wilson Ferreira Jr., presidente da Eletrobras; Fábio Hering, CEO da Hering; Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil; e Roberto da Matta, antropólogo e professor da PUC-RJ.

Sob o tema "Governança consciente: quando as regras não bastam", o evento buscou apresentar propostas relevantes no cenário atual da sociedade, como a adoção das novas tecnologias e seus impactos no negócio e na própria governança das organizações. Em seu discurso de abertura, o presidente do Conselho de Administração do IBGC, Emilio Carazzai, lembrou que "a mera proposição de normas não é garantia contra a ocorrência de novos sinistros empresariais. O subtítulo do Congresso deste ano adverte: regras não bastam. Porquanto, é preciso que se estabeleça o entendimento definitivo de que não há substituto para a falta de ética."

Ele ressaltou os avanços que a governança corporativa obteve nos últimos anos, lembrando que o Brasil vem ganhando destaque nesse campo. "Poucos países travam uma batalha tão ampla e intensa pelo aperfeiçoamento das instituições, da regulação e da transparência quanto o Brasil". Ele lembrou, ainda, alguns dos avanços recentes no país, tais como a criação da Lei Anticorrupção, do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa e a reforma do Novo Mercado. Carazzai

Carazzai também destacou o desafio de superar o alto grau de divisão social que o país enfrenta. "Em tempos de polarização, lembremos da afirmação de Norberto Bobbio de que 'a democracia é o sistema político que nos permite a maior aproximação possível entre as exigências da moral e as da política'", disse.

A importância da diversidade nas tomadas de decisão e na composição dos conselhos de administração esteve entre os destaques. O tema foi apresentado, entre outros palestrantes, pela norte-americana Rosalyn Taylor O'Neale, uma das mais renomadas especialistas no assunto em todo o mundo.

Com passagens por empresas como Campbell Soup e MTV e hoje atuando como principal consultant da Cook Ross, O’Neale tem mais 30 anos de experiência em liderança, conduzindo projetos com base no aprendizado em mais de 40 países nos cinco continentes. Entre suas principais conquistas, estão o Master of Social Work, pela Universidade de Louisville, e a inclusão na lista das 100 pessoas negras mais influentes dos Estados Unidos e das 100 mais influentes do ano na comunidade LGBT.

Em sua palestra, ela falou sobre os desafios quanto à preparação dos conselhos e das empresas no que diz respeito à diversidade e à inclusão, explicando que o sucesso de uma organização depende do quanto tais questões são debatidas entre a liderança. “Se o seu conselho não debate sobre o porquê de a diversidade ser importante, sua empresa não será bem-sucedida. A diversidade ganha valor quando você consegue trazer para a mesa de discussões algo que ninguém mais poderia”, defendeu.

O evento contou, ainda, com uma homenagem ao ex-presidente da CVM e conselheiro do IBGC, Luiz Leonardo Cantidiano, falecido em agosto deste ano.

Publicação especial No início de novembro, será publicado uma edição especial do IBGC em Foco contando o que aconteceu em cada uma das sessões de debate. Para ter um “gostinho” de como foi o evento, assista os vídeos a seguir:

Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil, falou sobre os 3 desafios que todas as empresas precisam estar atentas nesse período de radicais transformações trazido pela revolução digital.

Tereza Grossi, Membro do Comitê de Auditoria da B3, comentou sobre as funções dos comitês de auditoria, qual a composição ideal de um comitê e a relação com os auditores externos.

Rosalyn Taylor O'Neale, da Cook Ross, falou sobre a diversidade além da questão de gênero, o pequeno avanço da presença feminina nos boards e como evitar os problemas de dinâmica dos conselhos.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page