top of page

“O processo de avaliação de uma empresa tem que derivar da definição estratégica”, defende Jorge Man

O monitoramento empresarial é algo essencial para o sucesso no longo prazo de qualquer organização. Com o objetivo de dar mais ferramentas para os conselheiros de administração nessa tarefa de monitorar o desempenho das organizações, o IBGC publicou o Caderno Monitoramento de Desempenho Empresarial, cujo lançamento regional no Paraná aconteceu no último dia 15 de agosto.

Jorge Manoel, ex-sócio da PwC Brasil e membro da Comissão de Finanças do IBGC, foi o responsável pela apresentação do caderno para a plateia de 66 profissionais de governança. Ele conversou com o IBGC em Foco sobre o conteúdo do evento. Leia a entrevista a seguir:

IBGC em Foco: Como deve ser construído um processo de monitoramento empresarial?

Jorge Manuel: O processo de monitoramento e gestão tem que derivar de uma estratégia, bem debatida e consolidada. Para você fazer um bom monitoramento, é preciso definir os indicadores e fazer uma avaliação continuada, ligar com a estratégia, fazer aterrissar na gestão e ter um board ativo que olhe tudo isso e faça as perguntas certas e difíceis.

IBGC em Foco: É possível falar no desempenho de uma empresa hoje sem falar no desempenho sustentável, que inclua as questões sociais e ambientais?

Jorge Manuel: Vou te dar duas respostas: errada e a certa. A errada seria, sim é possível. Mas a sua empresa pode morrer no médio prazo. Quem estiver pensando só com a lógica do curto prazo, pode ganhar os próximos dois jogos, mas não leva o campeonato O correto é pensar as questões de sustentabilidade como parte da estratégia de longevidade da empresa. Agora, não podemos nos enganar: o curto prazo está incluído no longo prazo. Eles não podem funcionar como dois universos.

IBGC em Foco: Quais indicadores um conselheiro deve levar à reunião de conselho?

Jorge Manuel: Cada segmento de negócio tem o seu próprio indicador que qualifica melhor a operação de uma empresa. Para uma companhia aérea, seria a taxa de ocupação de assentos. Já num segmento de produtos de consumo, o melhor indicador talvez seja níveis de produção, perdas e a mitigação da perda na produção. Mas existem indicadores que valem, conceitualmente, para todo mundo: crescimento; margem de resultado; produtividade; rentabilidade; fluxo de caixa, que é fundamental; os indicadores de sustentabilidade. Mesmo esses precisam ser ajustados ao perfil de cada negócio. E é esse o segredo. Você deve olhar a estratégia e alinhar com o que é crescimento para seu setor, qual é uma margem aceitável para esse negócio etc. Não pode ser genérico.

***

Saiba o que aconteceu nos Capítulos do IBGC e em outras localidades no mês de agosto:

Capítulo Ceará: Fortaleza recebeu a palestra Os Desafios da Família Empresária na Governança do Family Office no dia 29 de agosto.

Capítulo Minas Gerais: No dia 03 de gosto, aconteceu o lançamento regional do Caderno de Gerenciamento de Riscos Corporativos: Evolução em Governança e Estratégia em Belo Horizonte.

Capítulo Paraná: No dia 15 de agosto, foi realizado o 67º Encontro da Comunidade CCI com um debate sobre o Caderno de Monitoramento de Desempenho Empresarial em Curitiba (Leia acima a entrevista com Jorge Manoel). No mesmo dia, teve início a 11ª edição do Curso para Conselheiros de Administração na capital paranaense.

Capítulo Rio de Janeiro: A palestra "Gestão de Riscos no ambiente de Governança Corporativa" foi realizada no dia 18 de agosto no Rio de Janeiro. Já no dia 23, aconteceu o Fórum PwC de Governança realizado em parceria com o IBGC. Nos últimos dias de agosto, 30 e 31, foi iniciada a 8ª edição do Curso de Conselheiros de Administração na capital fluminense.

Capítulo Rio Grande do Sul: O "Seminário Acadêmico: Pesquisa em Governança", organizado para debater a relação entre o IBGC e as instituições de ensino superior aconteceu no dia 8 de agosto em Porto Alegre. O caso do Grupo FCC – Família Reichert foi o tema da palestra "Governança Corporativa e Familiar" realizada em 18 de agosto.

Capítulo Santa Catarina: Nos dias 29 e 30 de agosto, teve início a primeira edição do Curso de Desenvolvimento em Governança Corporativa em Joinville.

Outras localidades: No dia 10 de agosto, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, recebeu a palestra de lançamento do Caderno Governança da Família Empresaria. No dia 30, foi realizada a palestra "Os Desafios da Família Empresária na Governança do Family Office" em São Luís do Maranhão.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page