top of page

IBGC inaugura a nova sede em São Paulo

Solenidade de inauguração da nova sede do IBGC contou com discursos do presidente da CVM, Leonardo Pereira, da diretora da área de Mercado de Capitais do BNDES, Eliane Lustosa, e o presidente da B3, Gilson Finkelsztain

O dia 13 de junho representou um novo marco na história do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Com a inauguração oficial de um novo espaço, a organização dá novo passo, para melhorar a qualidade dos seus serviços. “Eu sempre disse que um dia o IBGC ocuparia um andar inteiro. E, finalmente, estamos inaugurando essa nova sede, maior e mais moderna”, declarou Heloisa Bedicks, superintendente geral do instituto.

Na ocasião, Heloisa contou a trajetória da organização, que sempre esteve sediada no mesmo prédio, o WTC São Paulo. Inicialmente, em 1995, era uma pequena sala, cedida pela administração do prédio no 26º andar. Poucos anos depois, o instituto passou a alugar uma sala um andar a baixo. Em seguida, o IBGC chegou a ocupar dois conjuntos no 19º andar, quando retornou ao 25º andar, até essa última mudança.

O novo espaço, com aproximadamente 1.200 metros quadrados, vai abrigar os cursos e eventos promovidos pelo instituto em São Paulo, além da área administrativa do IBGC. A sede conta com um amplo lounge, salas para reuniões com diferentes tamanhos, hubs para reuniões menores e acesso Wi-Fi em todos os ambientes. Tudo isso disponível para os associados. “O nosso objetivo é dar um conforto maior para os nossos associados e para os participantes de nossos cursos e eventos”, explicou Heloisa.

Cerimônia marcada pela defesa da ética

As breves falas na celebração foram marcadas pela defesa da ética e da integridade. Heloisa, que retornara no dia anterior da Jornada Técnica na Ásia, comentou: “Após vinte dias fora do país, a gente retorna e vê que as notícias, infelizmente, são as mesmas. Eu acho que o propósito do nosso instituto, de nós melhorarmos a governança, de nós termos uma conduta mais ética e mais transparência dentro das empresas, está cada vez mais presente. E isso faz com que eu, a cada dia, levante mais feliz para trabalhar no instituto”.

Eliane Lustosa, diretora da área de mercado de capitais do BNDES e ex-conselheira do IBGC, lembrou da importância dada a questão da ética na última versão do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, cuja elaboração foi coordenada por ela. “E que momento importante para trazer a ética como algo transversal em toda a governança, não é?”, declarou.

Ela ressaltou ainda a parceria do BNDES com o IBGC para estabelecer critérios para a indicação de conselheiros das empresas com investimentos do banco. “Não pode ser indicado para o conselho só por ser amigo de alguém”, defendeu.

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, também comentou sobre as mudanças recentes no órgão. “Nesses tempos conturbados, especialmente depois de 2013, a CVM teve que refletir sobre qual deveria ser o seu papel como regulador”, contou. Para ele, esse papel do órgão não deve ser o de formulador, mas “de defensor dos princípios de governança”.

“Ao mesmo tempo que nós vivemos esses sinistros empresariais, por outro lado há uma explosão no Brasil de iniciativas no front da governança corporativa”, avaliou Emilio Carazzai, presidente do conselho de administração do IBGC, em seu discurso. E completou “A governança corporativa no Brasil está viva. E a gente sente isso não apenas na análise interna, percebemos isso quando conversamos com as organizações de fora do Brasil como IFC [International Finance Corporation] e GNDI [Global Network of Director Institutes]”.

Já Gilson Finkelsztain, o presidente da B3, lembrou que “o IBGC desde a sua criação sempre foi um parceiro das iniciativas de governança corporativa da então Bovespa, e continua agora, na nova fase da B3. Sempre num processo para a evolução das regras de governança”. Entre as parcerias das duas organizações, destacou a recente elaboração do Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas.

Soft opening

A abertura do novo espaço foi feita de maneira planejada e escalonada, dentro do conceito soft opening. A equipe de IBGC começou a trabalhar no novo espaço ainda no dia 2 de maio. No dia 16, daquele mês aconteceu a primeira reunião de comissões na sede. Já as primeiras aulas de cursos foram realizadas no dia 6 de junho. O objetivo foi ocupar aos poucos e espaço e, nesse processo, corrigir eventuais problemas. Tudo para garantir que o espaço funcione o melhor possível para os alunos e associados do IBGC.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page