top of page

“Conscientização é o primeiro passo para a melhora na governança corporativa de companhias estatais”

Projeto inovador na América Latina, Curso para Conselheiros de Administração de Sociedade de Economia Mista ganha sua segunda edição, a ser realizada em São Paulo entre os dias 20 e 24 de março. O treinamento de de 40 horas exalta a estratégica do IBGC em fortalecer as boas práticas de governança corporativa em empresas estatais, haja vista que este tipo de empresa opera em setores estratégicos, têm peso relevante nos cofres públicos e no PIB nacional, influenciam a atuação de empresas privadas, e boa parte delas presta serviços públicos essenciais, impactando a qualidade de vida da população.

“Um primeiro passo para a melhora na governança corporativa de companhias estatais é a conscientização dos órgãos de administração dessas empresas e das pessoas que os assessoram de seus deveres e responsabilidades legais”, afirmou Luciana Dias, que foi diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre os anos de 2010 e 2015.

O treinamento foi idealizado para conselheiros de empresas com este tipo de controle, pelo fato de o conselho ser o órgão central do sistema de governança de uma organização, capaz de catalisar as transformações de maior impacto nessa área.

“O curso contribui muito para a conscientização desses profissionais porque tem um programa que foca nos deveres e responsabilidades dos administradores e suas especificidades quando a empresa é estatal", concluiu.

O projeto internacional foi viabilizado por meio de uma parceria entre IBGC, International Finance Corporation (IFC) e o Center for International Private Enterprise (CIPE). O Banco Mundial foi responsável pelo treinamento dos instrutores (confira quem são eles aqui) e permitiu o uso de seu toolkit sobre boas práticas de governança em estatais durante as aulas. Já o CIPE financiou parte dos custos do treinamento, tornando seu preço mais acessível aos participantes, sendo eles associados ou não ao IBGC.

Obtenha mais informações e inscreva-se neste link.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page