top of page

“O Brasil passou a ser visto como um exemplo para outros mercados em desenvolvimento”, diz especiali

Especialista em governança corporativa e observador do mercado brasileiro desde a criação do Novo Mercado, Simon C.Y. Wong falou com exclusividade para a IBGC em Foco. O consultor independente será palestrante no primeiro painel do 17º Congresso do IBGC com o tema principal do evento “Governança no Brasil: Essência ou Aparência”.

Entusiasta do mercado de capitais brasileiro, Wong acredita que ao longo dos anos o Brasil fez progressos no reforço de sua imagem em nível internacional devido ao constante aprimoramento das boas práticas de governança corporativa. “Investidores internacionais e agentes do mercado deixaram dúvidas de lado e passaram a acreditar que melhorias significativas estavam ocorrendo. O Brasil passou a ser visto como um exemplo para outros mercados em desenvolvimento”, afirmou.

Segundo ele, as mudanças puderam ser vistas nos últimos dez anos com a criação do Novo Mercado, fortalecimento de organizações locais que promovem a governança – como IBGC e Amec – e forte regulação do mercado.

Contudo, o consultor alerta que os recentes escândalos de corrupção que tomaram as manchetes dos jornais locais e internacionais “certamente abalaram a confiança dos investidores estrangeiros no Brasil”. “A extensão da interferência política nas empresas controladas pelo estado e práticas clientelistas corrosivas têm alarmado muitos investidores. Sem surpresa, questões têm sido levantadas sobre a efetividade da estrutura de governança corporativa no Brasil”, analisou.

Embora o cenário atual seja visto como duvidoso, Wong diz acreditar que investidores estrangeiros informados reconhecem que estão sendo feitos esforços para que a governança corporativa seja fortalecida no Brasil. “É encorajador ver que certas instituições nacionais estão liderando este caminho. A independência e determinação demostradas por juízes brasileiros também tem impressionado positivamente”, finalizou.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page