top of page

Startup do setor de saúde pretende suprir lacuna entre os planos de saúde e o SUS

De olho nas tendências de mercado, a Comissão de Governança em Saúde do IBGC recebeu em sua última reunião o executivo Maurício Sanches Trad, CEO e co-fundador da startup Doutor 123, serviço de agendamento on-line de consultas e exames, que visa disponibilizar aos pacientes acesso a médicos, clínicas e laboratórios a preços acessíveis. O empreendedor contou sobre o passo a passo da organização do negócio e sobre os planos futuros de expansão.


O setor de startups de saúde está avançando no Brasil como indica a pesquisa “Lado A, Lado B Startups”, feita pela consultoria A Arte da Marca, a pedido do Sebrae, e divulgada em 2016. O estudo indicou que os segmentos mais procurados para investimentos são educação, procurado por 30% dos investidores, tecnologia (30%), saúde (27%), transporte/mobilidade urbana (20%) e serviços financeiros (17%).


Confira a entrevista exclusiva com Maurício Trad:


IBGC em Foco: Em qual nível de desenvolvimento está a Doutor 123 e como surgiu a ideia do negócio, visto como inovador na área da saúde?

Trad: Hoje o Doutor 123 já está plenamente operacional, após passar pela fase piloto em São José dos Campos, e iniciou a fase de expansão para as próximas quatro regiões metropolitanas. A ideia nasceu de conversas e demandas com profissionais da área de saúde, mais especificamente no segmento de clínicas populares. Posteriormente, através da empresa de consultoria que faz parte de nosso grupo, realizamos estudos de mercado e demanda, fizemos benchmarks nacionais e internacionais e pesquisa com médicos e pacientes. Finalmente, desenvolvemos o modelo comercial e de operação e demos o start no negócio.


IBGC em Foco: Em 17 meses a startup apresentou um crescimento robusto e sustentável, como foi o passo a passo da estruturação das fases do negócio?

Trad: Após a fase de estudos citada anteriormente, estruturamos um piloto comercial em São José dos Campos para os testes de oferta, comunicação, operação, sistemas, construção de rede de médicos e laboratórios e captação de pacientes. Essa fase foi feita com um time multifuncional que foi recentemente expandido para início da fase de aceleração.


IBGC em Foco: Quais os planos futuros de expansão do negócio?

Trad: Nosso plano é ao final do quinto ano de operação atender todas as maiores regiões metropolitanas do Brasil.


IBGC em Foco: Os públicos atendidos pela Doutor 123 e planos de saúde são totalmente distintos, ou podem vir a se cruzar e gerar uma concorrência entre os serviços?

Trad: Consideramos nosso modelo como complementar, suprindo uma lacuna entre os planos de saúde e o SUS. Não vemos o nosso negócio como concorrente significativo ou substituto aos planos de saúde. Via de regra, o que temos observado é que o cliente do plano de saúde só cancela efetivamente o serviço se não tiver mais condições de pagar. Além disso, não atendemos o segmento de cirurgias e internações.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page