top of page

Ações de advocacy em setembro

IBGC envia comentários sobre processo de evolução dos segmentos especiais da BM&FBovespa

Neste mês de setembro, o IBGC encaminhou seus comentários sobre a minuta disponibilizada para consulta pública pela BM&FBovespa, que trata da revisão da evolução dos segmentos do Novo Mercado e Nível 1 da Bolsa.

Confira os comentários do IBGC e demais entidades participantes no site da instituição, aqui.

IBGC abre comemorações dos 40 anos da CVM com evento

No dia 15 de setembro, o IBGC realizou a palestra “40 Anos da CVM e os rumos da Governança Corporativa”, pontapé inicial para as comemorações da data histórica para a autarquia. Na ocasião, Emilio Carazzai, presidente do conselho de administração do IBGC, abordou como o Código Brasileiro de Governança Corporativa para Companhias Abertas pode contribuir para o mercado brasileiro.

Carazzai debateu o tema juntamente com os palestrantes internacionais Alex Berg, Head Corporate Governance Group Global Capital Markets Development Department (World Bank), e Peter Taylor, senior investment manager/head of corporate governance (Aberdeen Asset Management).

IBGC apresenta iniciativas do Grupo Interagentes a grupo de jornalistas

A BM&FBovespa e a International Finance Corporation (IFC) promoveram, no último dia 21 de setembro, o Workshop Governança Corporativa em Transformação, voltado exclusivamente para jornalistas. O treinamento foi realizado na sede da Bolsa e teve como objetivo levar ideias e conhecimento sobre como aprimorar a cobertura jornalística, especialmente relacionada à governança corporativa.

Marta Viegas, conselheira de administração do IBGC, realizou uma palestra inicial sobre os conceitos de governança corporativa. De acordo com a especialista, o Brasil sempre foi considerado um país de vanguarda em governança na América Latina, porém, por falta de avanços na regulação acabou ficando “para trás”, movimento impulsionado pela crise política e econômica.

“No meio deste cenário foi criado o Grupo de Trabalho Interagentes*, que visa melhorar a governança corporativa no país e atrair investidores. Quanto maior a proteção aos acionistas, melhor o mercado de capitais. É importante frisar que o capital vai para onde se sente seguro”, afirmou Viegas.

A conselheira ressaltou que países vizinhos ao Brasil já garantem uma maior proteção aos acionistas, portanto, é importante que a mudança brasileira seja rápida para que não se percam oportunidades. Para Marta, a confiança vem da aplicação consistente de regras e boas práticas de governança, que podem ainda reduzir custos de transação e risco empresarial nas organizações.

Pratique ou explique

Na ocasião, a conselheira do IBGC abordou também o processo de elaboração do Código Brasileiro de Governança Corporativa para Companhias Abertas, elaborado pelas onze entidades que integram o Grupo Interagentes. No início do processo, foram pesquisados 56 códigos existentes do mundo, sendo 45 deles no modelo “pratique ou explique”, modelo que acabou sendo adotado na minuta documento brasileiro.

“Este modelo faz com que o Código seja obrigatório, mas as regras não. Isso ocorre porque se a empresa não aplica a regra ela pode explicar o motivo”, explicou Marta, que complementou: “Cabe ao investidor decidir se vai comprar ou não a ação da empresa com base em sua explicação sobre o não cumprimento de cada regra”.

* Formado pelas entidades Anbima, Abrapp, Abrasca, Abvcap, Amec, Apimec, BM&FBovespa, BRAiN, IBGC, Instituto IBMEC e IBRI.


Recent Posts
Procure por tags
Nenhum tag.
bottom of page